Projeto Iguapé leva educação ambiental a mais de 1,3 mil alunos em Paranaguá

Junho 25, 2026 - 09:37
 0
Projeto Iguapé leva educação ambiental a mais de 1,3 mil alunos em Paranaguá

Com o propósito de aproximar estudantes do universo do saneamento básico e da preservação ambiental, a Paranaguá Saneamento está promovendo mais uma etapa do Projeto Iguapé “A arte e a ciência de sanear”, que ao longo desta semana deve impactar cerca de 1.308 alunos da rede pública de Paranaguá.
A iniciativa leva para dentro das escolas uma experiência educativa que combina teoria e prática, abordando temas como o ciclo da água, o uso consciente dos recursos naturais e a importância do saneamento no cotidiano. As atividades são realizadas de forma interativa, com oficinas e dinâmicas que estimulam a reflexão dos estudantes sobre consumo responsável e preservação ambiental.
Nesta quarta-feira, 24, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Arminda de Souza Pereira. Entre as ações desenvolvidas, os alunos participam de oficinas de filtragem de água, atividades educativas sobre rios da região e momentos de conscientização ambiental. Um dos destaques do projeto é a experiência com óculos de realidade virtual, que proporciona um tour pelo rio Itiberê, com orientações sobre preservação.
O coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, Edenilson Reveno Machado, observa o caráter educativo e multiplicador da iniciativa. “O projeto intitulado Iguapé é o segundo ano que acontece aqui no município. É uma estratégia para que possamos trabalhar a educação ambiental, a preservação da água, que é um dos bens mais importantes que temos, de uma maneira diferenciada e de uma maneira que as crianças possam entender e levar essas informações para o futuro”, salienta.
Sobre o alcance da ação, ele complementa que aproximadamente 1.300 crianças serão atendidas durante toda a semana em diversos bairros do município. O coordenador também reforça o impacto social da iniciativa. “Quanto mais informações levarmos para nossas crianças, melhor. Elas são multiplicadoras naturais. Com isso, quando ela chega em casa, ela comenta que participou da ação escolar e o que aprendeu. Corrigem algumas atitudes dos familiares que estejam em desacordo com a preservação ambiental”, avalia.
Segundo ele, o projeto reforça o papel da empresa na cidade. “Isso reforça o papel que a Paranaguá Saneamento tem como um agente de transformação ambiental no município. Esse é o segundo ano, o trabalho vai continuar e ficamos felizes e gratos por poder proporcionar essa experiência diferente para os nossos alunos”, analisa.
Nas escolas, o impacto também é percebido pelos educadores. O diretor da Escola Municipal Professora Arminda de Souza Pereira, Luiz Aurélio Teixeira, comemorou a iniciativa que gera resultados positivos para a comunidade. “A comunidade no Jardim Iguaçu precisa desses projetos através da educação, o projeto vem para proporcionar conhecimento e consciência na questão ambiental aos nossos alunos”, opina.
A escola atende centenas de estudantes durante a ação. “São mais de 560 alunos contemplados por meio desse projeto, do primeiro ao quinto ano. Todos os alunos participam e gostam muito”, explica o diretor.
Luiz Aurélio também ressalta o efeito multiplicador do aprendizado. Para ele, por meio dessas atividades lúdicas, as crianças conseguem absorver o conhecimento. “Através desse conhecimento elas conseguem passar para as famílias e fazer com que essa rede de informação vá passando de pessoa para pessoa, de família para família”, acredita.

Alunos aprovam
Entre os estudantes, a experiência também chama atenção. A aluna Laura Correia, de oito anos, aproveitou as atividades. “Achei muito legal. Fiz muitas coisas aqui e o que mais gostei foi a realidade virtual”, conta. Apesar da pouca idade, Laura reforça a importância da preservação. “É importante cuidar das coisas que não podem matar nada, nem os bichinhos, nem os rios”, ressalta a aluna.
Programação do Projeto Iguapé em Paranaguá
Na segunda-feira, 22, a atividade aconteceu na Escola Municipal Iracema dos Santos, na Ilha dos Valadares. Dia 23, os alunos da Escola Municipal Professora Arminda de Souza Pereira, no Jardim Iguaçu, receberam a ação. Na quarta-feira, 24, as atividades permaneceram na Escola Municipal Professora Arminda de Souza Pereira. Dia 25, será a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Rosiclair Silva Costa, na Vila dos Comerciários e dia 26, o projeto estará na Escola Municipal Leôncio Correia, no Jardim Araçá.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow