Inverno começa com força: massa de ar polar promete os dias mais frios do ano no Sul
O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e já deve mostrar sua força nos próximos dias no Brasil. Uma intensa massa de ar polar avança sobre o Sul do Brasil a partir da próxima semana e pode provocar as temperaturas mais baixas registradas em 2026 até agora, segundo meteorologistas.
Após a passagem de uma frente fria na segunda-feira (22), o ar gelado deve derrubar os termômetros entre terça (23) e sexta-feira (26), com previsão de geadas amplas e temperaturas negativas em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Massa de ar polar pode ser mais intensa do ano
De acordo com a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio terá trajetória continental, condição que favorece um resfriamento mais intenso. O fenômeno deve atingir principalmente os três estados do Sul, mas seus efeitos também serão sentidos em partes do Sudeste, Centro-Oeste e até da Região Norte.
A expectativa é de que as tardes permaneçam frias mesmo com a presença do sol. Em algumas cidades serranas do Sul, as máximas podem ficar abaixo dos 10°C durante os dias mais gelados.
Nas áreas mais altas da Serra Gaúcha e do Planalto Sul Catarinense, os termômetros podem registrar marcas entre -5°C e -7°C, com possibilidade de valores ainda menores em pontos isolados.
Inverno chega ao Brasil e geada deve atingir centenas de cidades
O avanço do ar polar deve provocar um dos eventos de geada mais abrangentes do ano. A previsão indica formação do fenômeno em grande parte do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No Paraná, as áreas mais suscetíveis são o Centro-Sul, Sudoeste, Campos Gerais e regiões de maior altitude. Meteorologistas também não descartam geadas em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Qual é a sua reação?