Paraná deve bater recorde com mais de um milhão de turistas estrangeiros em 2025
O Paraná deve encerrar 2025 com um marco histórico: mais de um milhão de turistas estrangeiros visitando o Estado. Segundo a Embratur, com base em dados da Polícia Federal, até outubro foram 888 mil visitantes de outros países — número 20% maior que o registrado no mesmo período de 2024 e muito próximo ao total do ano anterior, de 894.536 turistas.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou o impacto positivo do crescimento: “Os turistas estrangeiros injetam moeda estrangeira e fortalecem nossos Territórios Turísticos”. O Paraná já ocupa o quarto lugar nacional em chegadas internacionais, atrás apenas de Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, e representa 11,5% das entradas estrangeiras no Brasil, que ultrapassaram 7 milhões até outubro.
A maioria das entradas no Estado ocorre por via terrestre — 95% do total —, o que corresponde a 850 mil pessoas. Também foram registradas 34 mil chegadas por via aérea e 3 mil por via marítima. Os principais emissores de turistas são o Paraguai (38%) e a Argentina (37%), seguidos por Estados Unidos, Chile, Uruguai, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Peru.
O aumento do fluxo também reflete na rede hoteleira, especialmente em Curitiba, impulsionada pelo Natal da capital, que deve atrair cerca de 2,5 milhões de visitantes neste ano. Eventos tradicionais, como o Coral de Crianças do Palácio Avenida, reforçam a vocação turística do Estado e contribuem para a geração de empregos e movimentação econômica durante o período festivo.
Qual é a sua reação?